Ivaneide Barbosa e Celiana Silva


“CINECLUBE” E O ENSINO DE HISTÓRIA EM EAD

Desde 2016, temos executado em Limoeiro do Norte/Ceará, município situado quase 200km da capital Fortaleza, o Projeto de “Extensão História do Brasil pelas Vias do Cinema”, de maneira presencial, com objetivo central de associar conteúdos da História do Brasil, previamente selecionados, com narrativas de filmes de produção nacionais, cujo público foco é o do ensino básico.

A experiência explicitada nos encorajou a propor nesse ano de 2018 um novo projeto no campo da extensão universitária, igualmente com objetivo de trabalhar a linguagem fílmica e História, porém o público agora são os discentes do Ensino à Distância – EaD. Esse projeto volta-se para as turmas que funcionam nos pólos onde o curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM/UECE tem atuação com o Ensino de História na modalidade a Distância.Os pólos correspondem aos municípios cearenses de Iguatu, Camocim, Pedra Branca, Tauá e Campos Sales.

Na verdade, temos dois públicos alvos, ou seja, graduandos do curso de História e professores e alunos do ensino básico. São dois momentos: um com o cine clube online com inscritos/graduandos de História; depois, ações, intervenções dos clubistas nas suas respectivas comunidades.

Esclarecemos que são duas modalidades de atividades: primeiramente as realizadas propriamente com os graduandos; segundo atividades promovidas por esses graduandos, participantes do projeto, nos espaços de escolas de seus respectivos municípios.

O objetivo da propostas e concentra no que denominamos de “CineClube”. Mas o que é o Cineclube?Cineclube acontece quando grupo de pessoas sem fins lucrativos se reúnem para debater, estudar e refletir sobre cinema. No nosso caso estudar, objetive-se, a partir das narrativas de filmes, debater temas ligados a área de História, sejam temas diretamente relacionados à disciplina ou temas considerados como transversais aexemplo de: preconceitos, natureza, juventude, educação, artes, entre outros.

Então, o CineClube funciona em dois modos: no primeiro promovemos  reuniões do CineClube com os graduandos de História em EaD. As reuniões acontecem basicamente pela NET, utilizando desde a plataforma Moodle, Facebook, You Tube entre outras.Para tento, temos o auxílio do grupo de trabalho da secretaria de ensino a distância do curso de História (UECE/FAFIDAM) com um espaço de comunicação funcionando na plataforma.

O segundo modo de Cine-Clube, ocorre de maneira presencial e em espaços de escolas nos respectivos municípios dos graduandos e com chamada pública, ou seja, sessões de filmes com debates abertos e moderação do bolsista e/ou participante do projeto.

O CineClube, uma atividade extra-sala e que visa discutir temáticas ligadas a História e à uma tempo presente, possibilita também aos graduandos participantes atenderem em parte a uma das exigências postas peloProjeto Pedagógico do Curso de História/EaD, pois o discente para além das disciplina obrigatórias é exigido a cumprir 204 horas  de  Atividades Académico-Científico-Culturais. Acreditamos que a participação dos alunos no cine-clube pode ajudá-los a conquistar horas com certificação de “Clubistas”. Assim dispõe a resolução:

“A resolução 3241/CEPE de 05 de outubro de 2009, considerando as disposições contidas nas Resoluções CNE/CP Nº 2, de 19/02/2002; CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006; CNE/CSE Nº 2, de 18/06/2007; CNE/CES,Nº 4 de 06/04/2009  prevêem o cômputo de 200 horas de Atividade Acadêmico-Científico-Culturais, podendo ser identificadas e pontuadas de acordo com a natureza e tipos das atividades complementares dispostas na Resolução 3241 CEPE, de 05/10/2009, no seu anexo único.” (PPP de História/2001)

Outro aspecto que o Cine-clube pretende interferir é na mudança da rotina da aula, por certo, promoverá modificações de expectativas e conseguintemente das aulas do curso de graduação que tem se utilizado bastante de filmes em quase todas as suas disciplinas.

O envolvimento dos discentes no cine-clube atende ainda a questões relacionadas às explorações dos filmes no que se referem as suas potencialidades narrativas que geram conhecimento de maneira criativa e articulada com outros textos narrativos para além do material tradicional do ensino normativo.

Estudar filmes significa ir além do didático e perceber outras linguagens nas suas potencialidades educativas e estéticas. Linguagens como das revistas, romances, poesias, quadrinhos, cordel, canções, entre outros.

Pretendemos chamar atenção quanto ao uso de qualquer das linguagens artísticas para o ensino de forma geral, seja presencial ou a distância. Se faz necessário o incentivo que nós educadores devemos realizar junto às turmas no que diz respeito apreciação estética e criativa por meio do campo da arte. Pois, o filme é um arrebatador do meio e não apenas um elemento para completar/questionar/elaborar os conteúdos da matéria, como é fantástico para sensibilização estética.

Com as narrativas fílmicas reforçamos a ideia de trabalhamos os conteúdos agregados à exploração dos conceitos históricos que forem surgindo ao logo da narrativa. Podemos utilizar filmografia de diferentes nacionalidades no que se referem as suas produções, no entanto tentaremos, na medida do possível, exibir filmes nacionais para que os estudantes percebam para, além dos conteúdos, o que a indústria do cinema nacional apresenta enquanto conteúdo, técnica e estética.

Centraremos a escolhas dos títulos dos filmes na produção brasileira não apenas pelo aspecto óbvio dos mesmos se referirem as temáticas do Brasil, mas também por que desejamos que os alunos possam acessar a esse tipo de produção, de narrativa, de estética.

Sabemos que de maneira geral, o público brasileiro se envolve com maior intensidade, devido aos meios de comunicação, mídias, com a produção cinematográfica norte-americana. Assim, queremos oportunizar informações e curiosidade a respeito da produção nacional, ajudando a criar uma sensibilidade para um tipo de narrativa fílmica mais ampla.

Estamos cientes hoje que para além do ensino normativo a elaboração do conhecimento, dar-se em diferentes espaços e que a mídia tem crescido o seu poder de influenciar a todos no processo de formação. Dessa maneira, os professores, em particular os de História, devem buscar meios consagrados pelos “mess mídias” para suas discussões em sala, preparando os alunos para uma leitura crítica desse material.

A leitura das imagens, das narrativas de filme, do conteúdo da disciplina,sob orientação e debate aberto de opiniões, oferece a todos os participantes um caminho para ensinar e aprender a lidar com o mundo das narrativas-imagens que nos rodeiam. Nós professores estamos participando do nosso próprio processo de ensino-aprendizagem quando nos envolvemos em tarefas de preparação e elaboração de ações pedagógicas para instrumentalizar as nossas turmas a lidarem com demandas antigas e novas de forma critica.  Aprendemos todos.

Como acontece o cineclube? Primeiro, como já explicitado, aproveitamos o fato dos alunos do curso à distância já lidarem com as ferramentas do Moodle, com das redes sociais para seus processos de ensino-aprendizagem e com elas trabalharemos.

A execução das atividades coordenadas pela professora e bolsista do projeto, no caso coordenação e bolsista atuam como curadoria do cineclube, ou seja, seleciona título de filmes, preparam questões direcionadoras para a realização das sessões de exibição e pós-exibições como avaliações de acompanhamento de resultados.

A exibição dos filmes tais como reza a tradição cineclubista em geral será coletiva, ou seja, se marcará a execução em horários determinados para todos estarem online ao mesmo tempo e participarem da exibição, porém de acordo com o andamento dos trabalhos poderemos ter sessões assistidas individualmente e posteriormente debatidas em fóruns.

Para que o CineClube funcione dentro do desejado, ou seja preservando as sessões coletivas iniciaremos o projeto com curtas metragens, sejam pelas razões logísticas, no que se refere a qualidade da NET e freqüentação ao mesmo tempo dos “clubistas”, seja pelo motivo de ambientar, criar uma rotina dos participantes  nesse tipo de atividade.
Etapas:

  • Apresentação por meio de vídeo as turmas dos pólos do curso de História na plataforma moodle;
  • Acesso ao texto do projeto e suas etapas na plataforma moodle;
  • Inscrição dos alunos desejosos de compor o cineclube;
  • Construção de pagina do facebook com os participantes – nossa comunicação.
  • Encontros quinzenais


Para o semestre de 2018.1 temos a proposta de trabalharmos com curtas metragens inicialmente, como já exposto,para despertar interesse e testar condições estruturais para o desenvolvimento das atividades. Posteriormente, ao longo do tempo, incluiremos os longas.

Dividimos as atividades em quatro momentos. Os três primeiros realizados com os alunos da graduação (Formação) e o último voltado para o desenvolvimento de atividades com o público das escolas de ensino básico. Primeiro encontro de organização do funcionamento do CineClube; Segundo momento: CineClube debatendo o nascimento do cinema; Terceiro momento, CineClube debate ... com uma temática especifica dentro das questões da História do Brasil com a questão do Preconceito racial. Tema que nos parece essencial no que concerne a temática da História do tempo presente.

Partimos de uma discussão do hoje para irmos em direção ao que na História nomeamos como Processo na História, ou seja, como a discussão das raças, etnias, distinções aconteceram ao longo do tempo. Palavras-chaves: Tempo em História e (Pré) e conceitos. Necessário dizer que sugestões serão acrescentadas e avaliadas de acordo com o desenvolvimento das atividades.

E por fim, no quarto momento do CineClube nas Escolas, a execução é planejada para se iniciar no segundo semestre de 2018, quando os clubistas e bolsista devem selecionar lugares possíveis e executar atividade presencial, nos espaços de escolas públicas. A sessão ou sessões serão mediadas ou pelo bolsista mais clubistas ou apenas pelos clubistas locais.

Com o Projeto poderemos executar um específico programa de ensino teórico e metodológico com o aluno-bolsista em uma linguagem a qual temos pouco tempo durante o curso regular para aprofundarmos com as turmas. O bolsista, ainda somará, a esse aprofundamento do assunto, a oportunidade de aplicar o conhecimento apreendido enquanto professor. Lembramos que para bolsista e colaboradores é mais um momento de apreensão de uma linguagem não focada no curso em si de História.

O bolsista contribuirá com as sessões em si. Responsável pela comunicação com o grupo fora das sessões; participará da preparação da sessão com trabalhos de pesquisa e leituras extras. Nesse sentido, tem participação em todo processo da preparação à execução do projeto, possibilitando uma experiência especifica em relação ao ensino sob orientação. O Bolsista ajudará no desenvolvimento de uma metodologia baseada na relação de filmes e textos da historiografia e de outras áreas.
Pretende-se fomentar atividades criativas e criticas voltadas para atividade no ensino básico, utilizando a linguagem fílmica de produção nacional vista pelos clubistas graduandos ao longo do ano de execução do Projeto.

Com a colaboração do bolsista poderemos nos organizar e acompanhar alguma das atividades no CineClube presencial. O bolsista além da colaboração e execução de atividades coordenadas por eles participarão de estudos orientados com textos direcionados para os aspectos do filme e sua narrativa. Questões básicas direcionam os estudos orientados: como a história do filme e sua trama? Os diálogos são críveis? Quais representações postas na narrativa? Cenário, figurino e relação com a cultura material do período? Música e fotografia como se relacionam com trama, personagens e cultura material? Questões que se encontram com a historiografia? Questões que se desencontram com a historiografia?

Estamos no momento com muitas expectativas e no processo de organizar atividades de preparação dos próprios bolsistas e ao mesmo tempo preparando o ambiente virtual de funcionamento do projeto para seu futuro público e divulgando com os alunos em geral.

Referências
Ivaneide Barbosa Ulisses. Profa. Dra. Do curso de História/UECE/Fafidam; Coordenadora do Projeto de Extensão CineClube com a História e o Ensino a distância.
Celiana Maria da Silva. Graduanda Do curso de História/UECE/Fafidam; Bolsista do Projeto de Extensão CineClube com a História e o Ensino a distância

Projeto Político Pedagógico do Curso de História-Uece-Fafidam. 2001.
ULISSES, Ivaneide Barbosa. Projeto de Extensão História pelas vias do cinema. Aprovado para o período 2016. PROEX- UECE.

____________. Projeto de Monitoria História do Brasil pelas vias do cinema brasileiro. Aprovado para o período 2016. PROMAC –UECE.

ULISSES, Ivaneide Barbosa & ARAÚJO, Bruno Yuri de. HISTÓRIA DO BRASIL PELAS VIAS DO CINEMA. In: Anais do IV SENACEM.Seminário Nacional de Ensino Médio, 2016.

31 comentários:

  1. Olá queridas!
    As pessoas que assistem filmes, geralmente faz como uma atividade de lazer e prazer e como já comunicado por vocês no texto, o público brasileiro, acompanha mais os filmes produzidos no exterior. Acerca do projeto, gostaria de saber se existe uma dificuldade e se é demorada, no que se refere, aos alunos a apreciar filmes diferentes daqueles aos quais eles tem mais acesso?
    Caroline Souza Silva

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    1. Olá Caroline. Tudo bem, querida? Temos optado em trabalhar com curtas, como por exemplo Vida Maria. Pq? Primeiro na perspectiva de criar mesmo o hábito; segundo, temos interesse que os alunos vejam a produção brasileira - caso na nada fácil, pois em geral só assistem comédias-; terceiro, o nosso grupo de cineclubistas são diferentes lugares do Ceará. Fazemos o debate em fóruns e um momento em chats. Em geral, a experiência tem sido gratificante. Abraço.

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  2. Boa tarde! Muito interessante a ideia do CineClube! Gostaria de saber se o CineClube estará disponível apenas para os alunos da História, ou se os alunos de outros cursos que se interessarem poderão participar também.

    LAÍS MARIA PEREIRA COSTA

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    1. Oi Laís. No momento confesso que ainda estamos aprendendo a lidar com as ferramentas da própria plataforma e mais ... a lidar conosco mesmo tão acostumados ao convívio presencial. Pois o cine funciona em sua maior parte online, ou seja cada uma assisti ( daí estamos utilizando curtas) debatemos em fóruns e depois tiramos um momento em chat ao vivo... Estamos aprendendo com as próprias turmas e depois sim poderemos abrir para outros cursos. Abraço

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  3. Olá Ivaneide saudações,
    Gostaria nesse momento de contribuir com sua proposta muito interessante. Não sei se você já conhece mas tem uma filme chamado "Menino 23" que conta a história da pesquisa de tese em História da Educação na Unicamp do Professor Sidney Aguilar, que conta a história de cerca de 50 meninos entre as décadas de 1930 a 1940 do Rio de Janeiro para o interior de São Paulo - O filme trata de assuntos raciais, eugenia dentro do momento político do Brasil na época. Muito interessante e rico fica minha sugestão, pois foi uma proposta já realizada na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu - campus da UECE, dentro de um projeto semelhante ao seu chamado Cine Clune Educação e Sociedade, coordenado pelo professor Pedro Dutra.

    Abraços!

    Joilson Silva de Sousa.

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    1. Boa tarde, Joilson. Estamos próximos.
      Somos da Fafidam/Uece.
      Não conheço, mas vou imediatamente buscar. Obrigada pela sugestão. Estamos aqui aproveitando para aos poucos construímos uma lista de filmes (sinopses) e posteriormente sugestões de planos de aula.

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  4. Olá Ivaneide e Celiana! Adorei a ideia do Cineclube, parabéns!!! Não sei se vocês conhecem, mas existe uma Lei criada em 2014, a Lei 13.006, que determina a exibição de filmes de produção nacional nas escolas por pelo menos 2 horas mensais. A justificativa que vocês dão para a escolha dos filmes brasileiros está totalmente de acordo com a proposta da lei de ampliar o alcance e o conhecimento dos/as estudantes em relação ao cinema brasileiro. Se possível, seria interessante saber o que vocês pensam sobre a ideia de uma lei que determine esse tipo de abordagem nas escolas. Acredito que ainda há um predomínio dos filmes estrangeiros, principalmente hollywoodianos, na cultura cinéfila do brasileiro em geral. Atualmente desenvolvo uma pesquisa em Florianópolis sobre os reflexos dessa Lei, percebo como ela é bastante desconhecida entre os/as professores/as. Tenho procurado entender o que eles pensam sobre a ideia de uma obrigatoriedade também. Essa iniciativa de vocês é importantíssima, porque já na formação dos/as professores/as há um incentivo para esse olhar particular para o cinema brasileiro, sem desconsiderar, claro, a importância das outras produções de fora do país.

    Parabéns mais uma vez!

    Att. Diogo Matheus De Souza.

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    1. Olá Diogo. Obrigada pelas palavras e claro leitura. Entendo a ideia da lei no sentido do incentivo, no entanto fico a imaginar que o melhor é realmente trabalhar as sensibilidades, as informações em torno da produção nacional. temos tanta coisa boa... e pouca circulação. Então, por enquanto estamos indo na direção incentivar, apresentar para as turmas os filmes. Os curtas estão na nossa lista de buscar seduzir o nosso público.

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  5. Olá Ivaneide e Celiana,
    Parabéns pelo projeto de extensão. É interessante trabalharmos com o cinema em sala de aula. E mais ainda compreendermos o filme como um "texto", que traz discursos e as disputas da sociedade. Mas também é uma linguagem artística e como tal traz suas singularidades. Neste sentido, vocês estão pensando em desenvolver o projeto e pensar na produção de curtas? Na estética do cinema?
    Abraços,
    Camila Imaculada Silveira Lima

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    1. Oi Camila. Verdade. Por mais q a ideia de se trabalhar na sala de aula com filme não seja nova, ainda se usa muito como ilustração e não como texto. Nossa ideia é começar sensibilizando e avançarmos no sentido do filme como texto.

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  6. E complementando, podemos pensar em audiovisual e trazer outros formatos? Para citar alguns: novela, anime, séries, etc. Em relação a isso, pensando na proposta de discutir a questão racial na história do Brasil, para além de memórias do cativeiro, diga-se de passagem excelente, por que não pensar em cenas da novela lado a lado? Inclusive, tem um anime, Arslan Senkei, que teremos uma discussão entre um aspirante a príncipe e seu estrategista acerca da libertação dos escravos. Não é uma questão se é a favor ou não, mas o que fazer quando forem libertos.
    Abraços,
    Camila Imaculada Silveira Lima

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    1. Verdade. Os animes, por exemplo, estão no nosso alvo. Aliança de linguagens nos parece bem agradável.

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    2. Camila, essa variedade é interessante para que vários públicos sejam atingidos, além de ser uma ótima estratégia para entender o gosto do público alvo.
      Cleirton Moreira Felix

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  7. Olá , sou aluno do Cineclube e estou amando cada debate e escolha de filme. Voces pretende expandir o projeto para a música também? Como o Music Histoy por exemplo , abordando letras de músicas com finalidade de retratar fatos históricos ? De onde surgiu a necessidade e que pesquisas do ponto de vista da disciplina para nascimento do projeto?

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    1. Ola, André! Que bom que está gostando do “Cineclube”.
      O nosso Projeto é centrado em filmes. Na modalidade a distância é uma experiência nova que está dando certo como você mesmo testemunha. A proposta foi bem acolhida em todos os Polós da UECE e isso nos deixa bastante motivadas. Não excluímos a ideia de podermos inserir outras fontes no Projeto pois, como afirmamos no texto: Estamos cientes hoje que para além do ensino normativo a elaboração do conhecimento, dar-se em diferentes espaços e que a mídia tem crescido o seu poder de influenciar a todos no processo de formação. Dessa maneira, os professores, em particular os de História, devem buscar meios consagrados pelos “mass mídias” para suas discussões em sala, preparando os alunos para uma leitura crítica desse material.
      Abraço,
      Celiana Maria da Silva

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  8. Olá,
    Primeiramente, parabéns pelo trabalho e também pela iniciativa. O campo da História é vasto e enriquecedor. Sempre me encanto com as várias possibilidades que encontramos. Minha questão é bem simples, se vcs já possuem uma lista dos filmes que já foram transmitidos e os que serão passados e como será a avaliação dos alunos bolsistas, se por meio de resenhas,fichas, etc. Filmes brasileiros bons seriam, Canudos, Morte e vida Severina, O país de São Saruê, Cabra Marcado para morrer, Central do Brasil (já um clássico), os de Glauber Rocha, e também os mais recentes como o com Regina Casé, Que Horas Ela Volta? (2015). Obrigado.

    Rodrigo Henrique Araújo da Costa.

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    1. Olá,Rodrigo! Obrigada pelos cumprimentos e pelas sugestões.
      Na modalidade presencial temos uma lista de filmes pois já é uma experiência que vem acontecendo a dois anos. Na modalidade a distância é uma experiência nova, começamos com o curta “Vida Maria” e foi uma proposta fantástica, trabalhamos muito bem sobre as várias temáticas que esse curta apresenta. Os cineclubistas responderam com entusiasmo e foi um trabalho maravilhoso, rico de conhecimento e emoção. Na modalidade a distância vamos continuar com os curtas. Não temos ainda uma lista de filmes, a medida em que a experiência vai acontecendo, vamos tendo as ideias de acordo com as respostas do nosso “público”. Ainda não sei, te falo em qualidade de bolsista, qual vai ser a modalidade de avaliação. O que posso te dizer é que é uma expêriencia fascinante.
      Abraço,
      Celiana Maria da Silva

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  9. Gostei muito da ideia do cineclub, pois permite que os graduandos do curso de história despertem alguns pontos que o historiador deve ter. Entre eles: entender contextos, problematizar, analisar...

    Cleirton Moreira Felix

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  10. Pessoal, boa noite!
    gostaria de sugerir um filme que retrata a negação do negro na sociedade após a dita "abolição da escravidão."
    O nome do filme é "O Besouro." Pode ser encontrado facilmente no youtube.
    Cleirton Moreira Felix

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    1. Olá, Cleirton!
      Obrigada pela sugestão.
      Abraço,
      Celiana Maria da Silva.

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  11. Faço licenciatura em história e achei muito interessante esse projeto, espero um dia participar. O que motivou a cria esse projeto? Quais os criterios básico par se torna um bom historidor? Vanderlania ferreira Maciel

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    1. Olá, Vanderlania!
      Essas palavras que a um certo ponto escrevemos no texto responde a tua primeira pergunta: Estamos cientes hoje que para além do ensino normativo a elaboração do conhecimento, dar-se em diferentes espaços e que a mídia tem crescido o seu poder de influenciar a todos no processo de formação. Dessa maneira, os professores, em particular os de História, devem buscar meios consagrados pelos “mass mídias” para suas discussões em sala, preparando os alunos para uma leitura crítica desse material. E assim demos início ao nosso Projeto.
      Enquando lia a tua segunda pergunta lembrei dessa frase: “ Uma pessoa pode ser contente com poucos meios mas nunca será feliz se não tiver motivação.” Basicamente é isso, se formos motivados e tivermos amor pela História, com certeza seremos bons historiadores.
      Abraço,
      Celiana Maria da Silva.

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  12. Boa noite faço licenciatura em história, achei muito interessante a ideia do cineclub, foi muito proveitoso, principalmente o cine debate, obtive a oportunidade de dialogar com pessoas de outros polos e compartilhar experiencias.
    Regineide Alves da Silva

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  13. Ivaneide e Celiana obrigada pela proposta foi muito construtiva, ja aguardo ansiosa para o proximo.

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  14. pessoal gostaria de sugerir um filme e acredito que a maioria ja tenha assistido, o curta Vida de Maria de maria nos trouxe diversas reflexões sobre o papel da mulher. Desse modo sugiro o filme "Desmundo", esse filme retrata o papel da mulher, bem como o processo do Brasil no tocante colonização. Poderiamos fazer um cine debate sobre o mesmo.
    Regineide Alves da Siva

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  15. Ivaneide e Celiana obrigada pela proposta foi muito construtiva, ja aguardo ansiosa para o proximo
    Regineide Alves da Silva

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  16. Regineide Alves da Silva12 de abril de 2018 às 19:29

    gostaria de saber se vocês pretendem expandir o projeto? poderiamos analisar musicas, poemas, enfim.

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    1. Olá, Regineide!
      Obrigada pela adesão ao nosso Projeto e pela sugestão.
      O Projeto é centrado em filmes, porém, não excluímos a ideia de podermos inserir outras fontes. A medida que o Projeto vai se desenvolvendo, teremos presente essa possibilidade
      Abraço,
      Celiana Maria da Silva

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  17. Caras Celiana e Profa. Ivaneide,

    Que surpresa boa encontrá-las aqui falando dessa rica experiência que é o Cineclube! Sou aluna do pólo de Fortaleza e participante desse projeto com muito entusiasmo. Parabenizo pelo artigo e por estarem à frente de tal empreendimento. Oferecer debates sobre filmes e seus aspectos históricos é mais do que ensinar a ilustrar as aulas, apresentando aos discentes, por exemplo, aspectos culturais como ambientes e vestimentas. É conduzir futuros docentes ao exercício da sensibilidade do olhar que as obras audiovisuais nos presenteiam, a interpretar entrelinhas, diálogos, sutilezas. Realizar este projeto através do Ambiente Virtual nos mostra quanto os alunos da modalidade de educação a distância podem utilizar a plataforma de maneira mais criativa em prol do processo de ensino aprendizagem. Espero que o projeto continue a se desenvolver e porque não a inspirar outras iniciativas como está. Parabéns!
    Luiza Helena Amorim Coelho Cavalcante

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    1. Olá, luiza Helena!
      Obrigada pelas palavras e pela adesão ao nosso Projeto.
      Abraço!
      Celiana Maria da Silva

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