Daniel Rodrigues de Lima

PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA- ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS IMAGENS

Introdução
O artigo que apresentamos abordará a prática docente no ensino da pré-história em nível escolar fundamental, onde procuramos mostrar como os professores podem trabalhar esse conteúdo, pois o ensino da Pré-História em ensino fundamental é um dos momentos iniciais da jornada de busca e desenvolvimento de conhecimentos na seara da Disciplina História.

O objetivo de nosso artigo é mostrar como os professores podem trabalhar o conteúdo pré-história na sala de aula, além de identificar qual a função das imagens no processo de ensino e compreender os objetivos do ensino de história em nível fundamental.

O artigo é relevante, pois possibilita uma discussão acerca de como podemos trabalhar épocas tão remotas como a Pré-História de uma maneira que faça sentido para prática cotidiana do aluno, onde o auxílio das imagens e de fundamental importância para fixação e entendimento de conceitos relativos ao conteúdo abordado, pelo fato da representação do passado contido nas imagens poderem ser agentes de reflexão e construção de conhecimentos sobre o passado e consequentemente acerca do presente vivido e vivenciado pelos alunos.

Temos como base de nosso referencial teórico artigos que pesquisamos na rede mundial de computadores, em que os mesmos darão suporte e contribuem bastante com as para a análise e compreensão da importância do uso das imagens no Ensino da Pré-História na modalidade de Ensino fundamental, além disso, o conato com tais bibliografias possibilita o entendimento de certos conceitos e discussões acerca do tema.

Entre os artigos que encontramos podemos destacar o de Thiago Nascimento com o título: “Formação de Professores de História para o Ensino Básico”, em que o autor nos orienta sobre a formação inicial e a prática docente, e com isso, demonstra como a formação inicial e continuada são de extrema importância na práxis docente.

O plano de aula presente no site da Revista Nova Escola intitulado de: “Embarque com a turma numa viagem a Pré-História”, é essencial devido poder nos possibilitar ver como traçar um plano de aula para trabalharmos com o conteúdo, e com isso, nos remete a construção de uma sequência didática para o trabalho do ensino da Pré-história em nível de ensino fundamental.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental é obra importantíssima, pois nos possibilita uma compreensão geral sobre os objetivos, ideias, ideais e finalidade da disciplina de História e da prática docente em nível de ensino fundamental, além disso, os parâmetros funcionam como componente teórico norteador para os profissionais de História e outras disciplinas em suas práticas e ações docentes.

O caderno de estudos da disciplina de Didática e Metodologia da História, produzido pelo Núcleo de Educação à Distância (NEAD) da UNIASSELVI, onde no terceiro capitulo nos proporciona uma visão sobre os procedimentos e perspectivas metodológicas acerca da análise iconológica ou uso de imagens no ensino.

A historiadora Circe Bittencourt com a obra “História: fundamentos e métodos” tem caráter fundamental com relação ao uso de imagens na prática docente em história em ensino fundamental, onde nos dá suporte e entendimento dos procedimentos de uso das imagens no processo de ensino.

Em nossa pesquisa à elaboração de nosso paper utilizamos a revisão de bibliografia, pois está de acordo com o tipo de prática que nos foi estabelecida no caso a prática simulada.

Nossa pesquisa terá os seguintes itens em sua composição: 2) A disciplina de História no Ensino Fundamental; 3) A função das imagens no ensino da História em nível fundamental; 4) O Trabalho de conteúdos da Pré-História no Ensino fundamental: Construção de uma sequência didática em turmas do 6º ano, por fim, Considerações Finais e Referências Bibliográficas.

A Disciplina de História no Ensino Fundamental: O Ensino Fundamental
A Modalidade de Ensino Fundamental é subdividida em dois níveis: Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, que possuí nove anos de duração, em que a faixa etária dos alunos que vivenciam essa modalidade de ensino em nível regular é de 6 a 14 anos de idade.

Prática Docente do Ensino de História em Nível Fundamental
A disciplina de História no Ensino Fundamental tem sua importância no sentido de fazer os alunos se compreenderem como sujeitos históricos conscientes, entendendo o conhecimento proveniente da disciplina como experiência e prática da cidadania, onde os PCNs nos orientam sobre o seguinte: “A proposta de História, para o ensino fundamental, foi concebida para proporcionar reflexões e debates sobre a importância dessa área curricular na formação dos estudantes, como referências aos educadores, na busca de práticas que estimulem e incentivem o desejo pelo conhecimento”. (PCNs, 1997, p. 15).

No ensino da disciplina de História os professores devem utilizar os diferentes métodos e recursos didáticos para poderem dinamizar e tornar as aulas mais prazerosas e, onde os conhecimentos sejam significativos ao viver cotidiano dos alunos.

O professor em sua prática docente deve de acordo com os PCNs proporcionar aos educandos um desenvolvimento na:

“[...] capacidade de observar, de extrair informações e de interpretar algumas características da realidade do seu entorno, de estabelecer algumas relações e confrontações entre informações atuais e históricas, de datar e localizar as suas ações e as de outras pessoas no tempo e no espaço e, em certa medida, poder relativizar questões específicas de sua época. “(1998, p.41)

Diante disso, entendemos que o papel do professor é de mediador do conhecimento contido nos saberes escolares no Ensino Fundamental, e por isso, afirmamos:

“No processo de aprendizagem, o professor é o principal responsável pela criação das situações de trocas, de estímulo na construção de relações entre o estudado e o vivido, de integração com outras áreas de conhecimento, de possibilidade de acesso dos alunos a novas informações, de confrontos de opiniões, de apoio ao estudante na recriação de suas explicações e de transformação de suas concepções históricas. Nesse sentido, a avaliação não deve acontecer apenas em determinados momentos do calendário escolar. A avaliação faz parte do trabalho do professor para diagnosticar quando cabe a ele problematizar, confrontar, informar, instigar questionamentos, enfim criar novas situações para que o aprendizado aconteça. “(PCNs- Ensino Fundamental (5ª a 8ª séries), 1998, p. 40).

Dessa forma, entendemos o papel do professor em sua prática docente na disciplina de História em sua relação com os alunos e proporcionar que a disciplina que tenha a ver com a vivência dos educandos, em que a História seja entendida como ciência não do passado pelo passado, mas como forma de compreensão do presente e do vivido, sendo assim, um saber escolar em relação íntima e desmistificadora com o saber proveniente do senso comum que os educandos possuem.

A Função das imagens no Ensino da História em Nível Fundamental
Vivemos em uma sociedade onde a difusão e profusão de informações é enorme, e com isso, para estudarmos os conteúdos de história devemos fazer com que estes sejam mais bem ilustrados, em que não podemos apenas elaborar aulas a partir ou através exposições maçantes e enfadonhas de conteúdos por meio de leitura e escrita de textos.

Por isso, os usos das imagens podem ser auxiliares fundamentais do professor de história em suas práticas docentes, pois possibilitam ensino com fontes que podem representar melhor um determinado processo ou acontecimento histórico passado.

As imagens, porém não devem nesse processo serem meros materiais lúdicos ou ilustrativos do ensino, mas um suporte que seja visto não como a realidade em si, mas como a representação de uma determinada realidade, cabendo ao professor em sua prática docente de estimulador dos alunos na proposição de questionamentos.

As imagens devem ser vistas como polissêmicas, pois são várias interpretações que aqueles que observam podem possuir sobre as mesmas, seja assim, podemos interpretá-las de diversas formas. A imagem também pode nos fornecer um efeito de realidade, mas devemos ficar atentos pois as imagens não são o real em si e devem ser vistas como representação do real. Diante disso:

“De fato, a imagem é captada pelo olho, mas traduzida pela palavra. Tomá-la como fonte para o conhecimento da História envolve vê-la como uma representação, uma estratégia, uma linguagem com sintaxe própria. Para obter informações a partir dela é indispensável desnaturalizá-la e contextualiza-la, interrogando-a com perguntas como: por que, por quem, em contexto foi produzida. É indispensável, enfim, perceber que a imagem não reproduz o real. Ela congela um instante real, organizando-o de acordo com determinada estética e visão de mundo.” (BOULOS JÚNIOR, 2015, p.18)

Ao utilizar as imagens no ensino de História e principalmente nos conteúdos de Pré-História, acredita-se que podemos fomentar nos alunos competências como ler e escrever com auxílio do registro visual, em que acabamos por estimular a observação, a descrição, síntese, relação, produzindo uma “educação do olhar”, como informar Circe Bittencourt (2008).

A historiadora Circe Bittencourt nos orienta sobre o uso de imagens na prática docente do ensino de História da seguinte forma:

“[...] independentemente da origem da imagem, o problema central que se apresenta para os professores é o tratamento metodológico que esse acervo iconográfico exige, para que não se limite a ser usado apenas como ilustração para um tema ou como recurso para seduzir um aluno acostumado com a profusão de imagens e sons do mundo audiovisual”. (BITTENCOURT, 2008, p. 361-362)

Dessa maneira, o professor deve entender e identificar como aluno aprende através das imagens, e com isso, este tornar as aulas dinâmicas sendo mais proveitosas e prazerosas, e acreditamos ser essencial, pois as imagens são fundamentais para representação de um passado vivido, e assim uma melhor compreensão do contexto que este ocorreu.

Acreditamos que os conteúdos de Pré-História devem ser trabalhados pelo professor dispondo destes recursos, tanto de ilustrações eletrônicas como através de filmes que abordam o tema, porém o professor deve ter essencialmente o domínio e saber os conteúdos que estão sendo passados aos alunos para assim poder problematizar as imagens.

O Trabalho de Conteúdos da Pré-História no Ensino Fundamental
Considerações do Ensino de Conteúdos de Pré-História em Nível Fundamental
A Pré-História é o período mais extenso da História da humanidade que se inicia com o surgimento dos hominídeos em pelos menos 4,5 milhões e termina com a invenção da escrita em aproximadamente 4 mil anos A.C.

O termo Pré-História segue a divisão didática propostas para o ensino da História onde temos: Pré-História, idade Antiga, Idade Medieval, Idade Moderna e Idade Contemporânea.

O conceito de Pré-História vem da corrente historiográfica do século XIX, cujo principal expoente era Leopoldo Von Ranke, que acreditava que só existia história a partir de documentos escritos, e que as sociedades anteriores à invenção a escrita eram pré-históricas.

Simulação De Como Pode Ocorrer A Atividade Docente Dos Conteúdos De Pré-História Em Turmas Do 6º Ano Do Ensino Fundamental.

Nesse momento buscamos desenvolver uma sequência didática como uso de imagens e assim propomos metodologias de como se trabalhar o ensino dos conteúdos de Pré-História com auxílio de imagens.

As imagens devem ser recursos didáticos que possam facilitar o processo de ensino aprendizagem, servindo como meio dinamizadores das aulas para uma melhor compreensão dos conteúdos ensinados. Um exemplo de imagem que é bastante interessante para que os alunos compreendam o processo de evolução à qual o homem passou ao longo de seu processo de seleção pode ser esta a seguir:

FIGURA 1- A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA
FONTE: http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/07/evolucao-humana-resumo.html.

Essa imagem é bastante interessante, pois possibilita entender por que fases a espécie humana evolui ao longo de milhões de anos, segundo a teoria da Evolução Humana (Evolucionismo) desenvolvida por Charles Darwin, onde devemos orientar aos alunos que apesar de ocorrer um processo evolutivo de um ser ao outro, estes por vezes conviviam entre si, ou seja, diferentes espécies de hominídeos conviveram e talvez possam ter uma aniquilada as outras.

Sendo assim, propõem-se montar um painel com imagens acerca dos seres humanos Pré-históricos, em que vamos buscar construir junto com os alunos conhecimento acerca da evolução humana ao longo de milênios.

Nossa sequência didática se dá também a partir do entendimento acerca de que na Pré-História trabalhamos com imagens iconográficas, diante disso, a análise desse objeto de conhecimento e informação é muito importante, em que a historiadora Valesca Giordano Litz nos informa:

“SUGESTÃO PARA ANALISAR UM OBJETO ICONOGRÁFICO
Diversos questionamentos devem ser feitos quando se analisa um objeto iconográfico, procurando identificar suas condições de produção:
1) Procedência: Por quem foi elaborado? Onde? Quando? Como foi sua conservação? Existe alguma inscrição em seu corpo (no caso de fotografias, esculturas, pinturas...)?
2) Finalidade: Qual seu objetivo? Por que e/ou para quem foi feito? Qual sua importância para a sociedade que o fez? Em que contexto foi feito? Com quais finalidades? Onde se encontra o objeto atualmente?
3) Tema: Possui título? Existem pessoas retratadas? Quem são? Como se vestem? Como se portam? Percebe-se hierarquia na representação? Que objetos são retratados? Como aparecem? Que tipo de paisagem aparece? Qual é o tempo retratado? Há indícios de tempo histórico na representação? É possível identificar práticas sociais no objeto
iconográfico retratado?
4) Estrutura formal: Qual é o material utilizado: papel, pedra, tela, parede, mural, cartão, fotografia? Quais foram as técnicas e os materiais utilizados? Como se estrutura sua composição? Qual o estilo adotado? Percebe-se relação/aproximação com a realidade da sociedade ou período retratados?
5) Simbolismos: É possível identificar simbolismos? Quais? Permitem várias interpretações? Como se articulam os simbolismos com o tema? Seria possível aos contemporâneos da imagem identificarem algum simbolismo?”(2009, p.17)

Entende-se que esse é o primeiro passo que os professores devem trabalhar com os alunos, onde é importante que todas e as problemáticas elencadas possam ser desenvolvidas no uso das imagens em especial com a que estamos trabalhando.

Um segundo passo é levantar as percepções dos alunos acerca da imagem sobre a evolução humana. Esse levantamento, inicialmente, pode ser feito pergunatndo aos alunos sobre que informações se pode encontrar quando vemos essa iconografia e a partir daí poderemos sobre o que mais chamou a atenção dos mesmos.

O terceiro passo é formar grupos e distribuir as imagens dos cinco gêneros de hominídeos representados na imagem. Em que, deve-se entregar um roteiro acerca do que os alunos devem pesquisar sobre cada um dos hominídeos e a partir das explicações sobre as características de cada um acerca de sua temporalidade histórica e de suas caraterísticas montar uma ficha com essas informações.

O quarto momento é importante conseguir que os alunos reproduzam a imagem do hominídeo em tamanho real no seu painel, em que ao lado haverá um texto com as descrições acerca de suas principais características, a partir do que foi pesquisado.

O Quinto momento é a exposição do painel e apresentação das imagens em tamanho real pelos grupos.

Com base nas imagens ao final de nosso trabalho os alunos podem identificar: que atividades as pessoas estão fazendo; saber qual o período histórico dos hominídeos representados; o tipo de vestimenta, os utensílios utilizados por cada um deles e etc.

Acreditamos que o uso das imagens é muito importante, contudo mais importante que o auxílio das imagens na prática docente é o professor estar bem preparado, se programar e planejar suas aulas e dominar os conteúdos abordados.

Considerações Finais
Acreditamos que o uso de imagens é essencial a prática docente acerca do trabalho com os conteúdos de Pré-História, onde pode e deve auxiliar os professores em que tais recursos didáticos são necessários, e os professores são os mediadores do processo de ensino aprendizagem, devendo estar preparados com aulas programadas e planejadas em objetivos previamente traçados e acima de tudo saber e dominar os conteúdos.

O ensino dos conteúdos de Pré-História deve possibilitar aos alunos entenderem esse período da História da Humanidade como fundamental, pois é o período em que os homens aprenderão a viver e a conviver com o mundo que os cerca.

Por fim, muito ainda a se fazer e pesquisar sobre a prática docente, pois é dessa forma que poderemos entender como melhorar o ensino, e consequentemente a aprendizagem da disciplina História, e, além disso, podermos entender de maneira mais significativa sobre a utilização de diversos procedimentos metodológicos e recursos didáticos na prática docente.

Referências
Daniel Rodrigues de Lima é Graduado em Licenciatura em História- UNIASSELVI. Especialista em Ensino de História- FETREMIS. Mestrando em História- PPGH- UFAM. Tutor-Externo do Curso de Licenciatura em História no Centro Universitário Leonardo Da Vinci-UNIASSELVI-COSMOS/MANAUS. Email: drdelima@hotmail.com.

A EVOLUÇÃO DA ESPÉCIE HUMANA. Disponível em: http://dicasgratisnanet.blogspot.com.br/2011/07/evolucao-humana-resumo.html. Acessado em 14 de junho de 2017.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História: Sociedade e Cidadania. 6º Ano. São Paulo: FTD, 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino fundamental: História e Geografia- séries iniciais 1ª a 4ª séries.  Brasília: MEC/SEED, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos.pdf. Acessado em: 15 de abril de 2012.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino do Fundamental: História- 5ª a 8ª séries.  Brasília: MEC/SEED, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/cienciah.pdf. Acessado em 15 de abril de 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acessado em: 21 de abril de 2012.

MARTINS, Josenei; MARTINO, Marlen Batista de. Didática e Metodologia do ensino de História. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

NASCIMENTO, Thiago. Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos saberes docente. Disponível em: http://www.periodicos.proped.pro.br/index.php?journal=revistateias&page=article&op=viewFile&path%5B%5D=743&path%5B%5D=565. Acessado em: 22 de abril de 2012.

REVISTA NOVA ESCOLA. Embarque com a turma numa viagem a Pré-História. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/embarque-turma-numa-viagem-pre-historia 431295.shtml. Acessado em: 20 de abril de 2012.


15 comentários:

  1. Olá Daniel, achei interessante sua apresentação, pois trabalho com a disciplina de Pré-história. O uso de imagens é bastante emblemático, pois a informação visual, ainda mais com um tema tão específico, às vezes é mais produtivo e significante do que simplesmente conceituações acadêmicas. Mas, a pergunta que te faço é, em tempos de certos "radicalismos religiosos", e por vezes nos vimos de volta ao século XVIII em que se combate as teorias evolucionistas, como você ver a questão do ensino de pré-história, e como as metodologias e práticas por você discutida podem contribuir para o conhecimento e aprendizado da Pré-história?
    Cláudia Cristina do Lago Borges

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  2. Boa tarde Cláudia.
    De fato parece que estamos vivendo os tempos inquisitoriais.
    No que tange as práticas e metodologias utilizadas, ou seja, o uso de imagens para o ensino da Pré-História ajuda os estudantes no processo de compreensão do tema estudado, em que as imagens auxiliam o que foi visto através das imagens.
    Além disso, sempre procuro informar aos alunos que o Evolucionismo é uma corrente científica que busca explicar a origem da vida e dos outros animais, muitas vezes é o primeiro contato que os estudantes tem para além da explicação criacionista judaíco-cristã.
    Daniel Rodrigues de Lima

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  3. Muito bom seu trabalho parabéns, algo que me chama atenção é essa questão que é proposto na corrente de que a " a escrita é historia, antes disso era pré historia" gosto muito das leituras sobre pesquisas de arqueologia histórica que traz a luz outra visão mostrando como as comunidades se organizavam, como elas estabeleciam relações e o fato de não ter escrita, não significa que elas não tenham Historia ou não sejam historia, os trabalhos da professora Denise Schaam , e outros que abordam a questão dos artefatos marajoara são excelentes para estar levando a sala de aula também por nós professores, gostaria de saber como os alunos reagiram a disciplina a cerca da metodologia usada , as imagens , a exploração da imagem feita no seu desenvolvimento com a turma me chamou bastante atenção, além do aparato do uso da imagem e a estratégia da aula, houve algum outro material que o professor levou ou fez uso em sala ?,como o livro didático dos alunos ? Ou a apostila? Ou se aula planejado foi pautada na estratégia da ação e nas imagens apenas , se sim, gostaria de saber como esses alunos se comportaram na proposta ,isto é, se a turma se mostrou interessada, envolvida , se eles agregaram outros elementos alem daquele proposto pelo professor, se toda construção foi em conjunta ou individual, e se a atividade proposta teve atribuição de nota, parcial ou se foi uma avaliação apenas complementar do conteúdo sem peso de nota . Desde já agradeço pelas respostas.
    Att,
    Eliandra Gleyce dos Passos Rodrigues

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    1. Boa noite Eliandra.
      Ao longo das aulas foram utilizadas recursos didáticos como o Livro didático do 6º ano do EF. II "História: sociedade e cidadania" de Alfredo Boulos Júnior que é uma obra rica em imagens no tange a Pré-história geral e Brasileira.
      Os alunos adoraram a atividade e participaram de maneira bastante significativa.
      a construção dos trabalhos foi conjunta a partir de formação de equipes de trabalho sob minha orientação.
      Foram trabalhos em que foram atribuídas notas parciais para o primeiro trimestre.
      Daniel Rodrigues de Lima

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  4. Daniel Rodrigues de Lima, parabéns pelo artigo "PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DA PRÉ-HISTÓRIA - ENSINO FUNDAMENTAL: O USO DAS IMAGENS" que permite pensar a relação entre a teoria e a prática no uso da imagem no ensino de história, especificamente na pré-história. Como foi bem elucidado por você, antes de simplesmente utilizar a imagem como uma simples ilustração ou um apêndice de suas aulas, debates ou discussões, o professor precisa compreender a imagem dentro de alguns parâmetros teóricos, pensar nela como parte integrante de um universo visual. Quando se trabalha com a análise de uma imagem, alguns procedimentos são necessários no processo de ensino e aprendizagem, para que não se perca a intencionalidade por usar imagens sempre como forma de aprendizado e conhecimento. Diante disso, conhecer algumas estratégias para trabalhar as imagens no ensino de história é fundamental, portanto, ao refletir sobre o uso das imagens em sala de aula, qual o desafio que o professor poderá enfrentar no processo de elaboração do conhecimento a partir do uso de imagens no ensino de história?

    Eurípedes Quintiliano de Sousa Júnior

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  5. Boa noite Eurípedes.
    Penso que o maior desafio é inserir a imagem no ensino não apenas como uma ilustração, mas de fato percebe-la como um vestígio produzido pelos seres humanos que permitem a elaboração de conhecimentos, em que a crítica das imagens se faz de fundamental importância para execução do trabalho.
    Daniel Rodrigues de Lima

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  6. João Vinícius Chiesa Back12 de abril de 2018 às 18:22

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente artigo, Daniel Rodrigues de Lima. Meu nome é João Vinícius e sou monitor de Pré-história Geral da UFRGS, como atividade avaliativas os alunos terão de elaborar um material didática acerca da Pré-história em si,creio que seu material será extremamente pertinente para a realização destes trabalhos. Quanto à pergunta, gostaria de saber o que pensas a respeito de como tratar a teoria criacionista no ambiente de sala de aula, focando o Ensino Fundamental. Deveríamos citar como sendo uma teoria não científica, ou melhor, nem sequer teoria? Como dialogar com essa problema caso tenhamos alunos religiosamente fervorosos.

    Muito bom seu trabalho.
    Att.

    João Vinícius Chiesa Back

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    1. Boa tarde João.
      No meu caso como profesdor de ensino fundamental, trato o criacionismo como explicação religiosa.
      O evolucionismo sim trato como teoria, e informo aos estudantes como ambas tratam a questão do surgimento da vida na Terra.

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  7. GENI SANTOS DE SOUSA GALUCIO13 de abril de 2018 às 08:20

    GENI SANTOS DE SOUSA GALUCIO.

    Boa Tarde Daniel, parabéns pelo texto, pois o ensino da pré-história mostra o percurso histórico da humanidade e assim os estudantes podem conhecer o passado para entender o presente. Neste sentido, que metodologias ou estrategias de ensino, os professores podem utilizar, fazendo uso da iconografia, para que os alunos façam uma reflexão sobre a leitura e interpretação dessas imagens?

    Att,

    GENI SANTOS DE SOUSA GALUCIO.

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    1. Boa tarde Geni.
      Penso que o método de crítica externa e interna da imagem é importante, pois assim alguns questionamentos e respostas são feitos ao longo do trabalho.

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  8. Olá, Daniel. Parabéns pelo seu artigo. Realmente o uso de imagens em sala de aula, principalmente no ensino fundamental, pode despertar o interesse dos alunos para com a História. Eu gostei e achei bastante interessante, quando você citou algumas sugestões da professora historiadora Valesca Giordiano, de como analisar e problematizar as imagens.

    A minha pergunta é mais relacionado ao uso dos PCN de História. Durante a minha graduação, eu senti falta de não ter visto absolutamente nada a respeito do assunto. Não sei se na sua graduação também foi assim. Na verdade eu sinto que muitas licenciaturas de História, não preparam bem os alunos para a prática em sala de aula. Você acha que existe um "despreparo" nessa questão em um curso que deveria formar professores? Não deveria haver mais uma ênfase nesses conteúdos, de estudar pcn, de como elaborar um bom plano de aula?

    Edilson de Souza Marques

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    1. Boa tarde Edy.
      Tive muitas aulas com auxílio dos PCNS de História principalmente na Graduação, em disciplinas como Legislação Educacional e e Metodologia e didática do Ensino da História.
      No momento atual devemos nos remeter à um estudo mais amplo acerca na BNCC, pois está vai estar em vigência e vai reger os parâmetros para o Ensino de História.

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  9. A confiança que temos em nossa visão é inquestionável, e por isso o uso de elementos iconográficos e visuais para desenvolver o ensino é de extrema importância.

    No seu texto, você explora, de forma bastante prática sobre a utilização das imagens como método de ensino. E como é importante motivar os alunos a reproduzir o que veem, dando uma forma de feedback.

    Gostaria de perguntar se seria possível transformar esse retorno reprodutivista do aluno em uma retorno crítico?

    João Inácio Bezerra da Silva

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    1. Boa tarde João.
      Acredito que nossos alunos tem uma capacidade crítica muito salutar.
      Diante disso, estimulo o questionamento acerca de leituras e até mesmo das imagens.
      Em que os porquês são fundamentais.

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